quinta-feira, 25 de março de 2021

Os cuidados com o corpo e a cabeça durante a covid-19

A COVID-19 mudou muitas de nossas rotinas diárias de uma forma que ninguém esperava. Muitos de nós estamos mais em casa para minimizar a exposição, como ter o cartão de todos

Isolamento e estar em casa pode iludir a tentação de comer lanches ricos em sódio, fast food e refeições de baixa qualidade que proporcionam gratificação instantânea para nossas papilas gustativas em vez de alimentos inteiros densos em nutrientes que também podem ser deliciosos. 

Este é um desafio para muitos nestes tempos de distanciamento social e auto-isolamento.

Um dia que pode ter incluído anteriormente muitos passos, atividades físicas como caminhar do carro no estacionamento do seu local de trabalho duas vezes por dia, fazer compras, sair com a família ou visitar o shopping center estão ausentes para muitos. 



Com esta mudança de estilo de vida sem precedentes, há um potencial para a normalização de um estilo de vida mais sedentário, repleto de atividades como assistir televisão, sentar-se enquanto lê por longos períodos, ou sentar-se no computador por períodos de tempo mais longos do que o habitual. 

Devemos nos manter proativos, e em alguns casos criativos, para manter um estilo saudável e ativo na era da social-distância. Mesmo se você não for diretamente afetado pela COVID-19, ou se o teste for positivo, isso sem dúvida teve um impacto drástico em sua rotina diária, o que poderia afetar negativamente sua saúde geral.

Então, o que podemos fazer para manter um estilo de vida saudável e ativo e uma rotina enquanto o mundo ao nosso redor se adaptou para limitar a exposição à COVID-19?

Mantenha-se ativo

Os ginásios podem não estar abertos, no entanto, existem muitas alternativas seguras para se conseguir atividade física sem ir contra as melhores práticas preventivas recomendadas pela OMS, como o distanciamento social e evitar grandes multidões. Os exercícios que são de cunho aeróbico e podem ser feitos com sucesso em casa. 

Outro ponto importante a considerar é que evitar multidões não significa evitar a natureza. Fazer uma caminhada rápida ou correr ao ar livre em áreas desocupadas ao ar livre ainda é considerado relativamente seguro.  Flexões, abdominais, saltos e mais exercícios são ótimas maneiras de se manter em forma longe da academia. 

Sono adequado

Um bom sono é essencial para nossa saúde geral. De acordo com certos estudos, uma parte da humanidade não sabe: A ativação do sistema imunológico altera o sono, e o sono por sua vez afeta o braço inato e adaptativo do sistema de defesa de nosso corpo.  Enquanto a quantidade de sono necessária para uma boa saúde e um ótimo desempenho depende principalmente do indivíduo, o que se recomenda é que adultos entre 18 e 60 anos de idade tenham sete ou mais horas de sono por noite.

Dieta e nutrição 

Praticar autodisciplina e evitar "comer emocionalmente" devido ao estresse que pode estar relacionado com as mudanças drásticas em torno da pandemia COVID-19 e como ela afeta nossas vidas é imperativo. De acordo com algumas informações, alimentos inteiros como verduras escuras, folhas verdes, laranjas e tomates - mesmo ervas frescas - são carregados com vitaminas, fibras e minerais. Tornar um hábito tentar comer mais alimentos inteiros e nutritivos em vez de lanches processados ou fast food.

Autocuidado

Tome tempo para cuidar de si mesmo. Seja solidário e sugira o mesmo para aqueles próximos a você. Meditação, relaxamento, tempo de qualidade com a família, cuidado pessoal de si mesmo promove o bem-estar geral.