terça-feira, 30 de julho de 2019

Porque tenho vergonha do meu parceiro? Eis as possíveis razões

De que podemos nos sentir envergonhados?  De uma conduta (esporádica ou regular).  De como ela se veste ou consegue.  De sua família ou origens. Eu sou uma pessoa má, às vezes, se o meu parceiro me dá vergonha? Não necessariamente.

Sentir vergonha é uma reação de tipo social. É como um sinal de alarme que trata de proteger-nos de não ser excluído de nosso grupo social. É por isso que podemos considerá-la uma reação de sobrevivência, já que fora do grupo não sobreviviríamos.

Provavelmente você sofre do chamado "Efeito refletor vigário", o qual consiste em acreditar que os outros prestam muito mais atenção a nós e as nossas ações que o que realmente o fazem.

O experimento original consistiu em pedir a alguns alunos que entrarem em uma sala cheia de estranhos usando camisetas com a imagem de Barry Manilow. Então lhes perguntou quantas dessas pessoas sentem que os olharam por trazer essa roupa. A resposta informou, em média, que os sujeitos acreditavam que puseram atenção o dobro de pessoas do que as que realmente fizeram.

Outros experimentos confirmam isso e temos a tendência a pensar que, seja para o bem ou para o mal, as pessoas se fixam muito mais em nós do que realmente o fazem.

Um estudo realizado pelo Dr. Joel Armstrong, da Universidade de Ontário, encontrou-se que este fenômeno pode-se projetar para com os outros, especialmente um casal, porque as nossas relações significativas foram incorporadas ao nosso "Eu", tornando-se um "nós". Começamos a ver a nossa relação como parte de nós.



Até mesmo, em um sentido positivo, as conquistas e os traços positivos de nosso casal podem até mesmo aumentar a nossa auto-estima. Ou seja, se você sente vergonha do seu parceiro é um problema pessoal e não dele contigo. Uma boa forma de te ajudar a se soltar é começando com a internet, que te dá a sensação de anonimato. Nesse caso, você pode compartilhar ideias de frases de amor para usar em declarações, enviar mensagens, fazer cartinhas e depois ir se soltando pouco a pouco até que esse comportamento se naturalize para você, afinal, perceberá que a pessoa realmente te conhece.

Mas, se a conduta de o nosso parceiro não é socialmente adequada, isso sentimos que se reflete em nós e que as pessoas não apenas olham e julgam o nosso parceiro, mas que também o fazem com a gente (daí a famosa reação de "eu não sei", quando alguém com quem estamos há algo que nos parece vergonhoso).

Nem todos reagem da mesma perante o mesmo (O que para ti é vergonhoso) Isso pode ser uma reação em cadeia quando nossos pais sofreram este efeito refletor vigário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário